Reuters
06/01/2003 - 18h08

Hitachi anuncia planos para microdrive de 4 GB

da Reuters, em Nova York (EUA)

A Hitachi Global Storage Technologies, fabricante de discos rígidos recém-constituída, anunciou seus planos para um microdrive de 4 GB que será usado em bens eletrônicos de consumo e informou que pretende obter lucros a partir de 2004.

A IBM vendeu suas operações no segmento de discos rígidos à japonesa Hitachi na semana passada, o que levou à criação da nova empresa, da qual a IBM continua detendo 30%.

Doug Grose, vice-presidente operacional da IBM, disse que embora a companhia esteja ainda concluindo seus planos de negócios para 2003, 2004 e 2005, a previsão é de que ela comece a obter lucros já no ano que vem. "Começaremos a ganhar dinheiro e acreditamos que isso acontecerá ainda em 2004", disse.

Embora a divisão de discos rígidos da IBM tenha gerado prejuízos anuais, Grose disse que a nova empresa será lucrativa devido ao seu foco. A IBM vende uma ampla gama de serviços, hardware e software. "Ter um foco único em discos rígidos nos permitirá realmente procurar um modelo de negócios que nos dê força nesse setor muito competitivo", disse Grose.

A Hitachi Global Storage anunciou que planeja vender um novo microdrive de uma polegada com capacidade de armazenagem de 4 GB --atualmente, o microdrive top de linha da IBM tem capacidade de 1 GB.

Os microdrives são usados em aparelhos eletrônicos portáteis como câmeras digitais, MP3 players e organizadores pessoais. A empresa disse que tanto a Hewlett-Packard quanto a Eastman Kodak estão considerando usar o drive em suas câmeras digitais.

Embora continue a vender discos rígidos para uso em servidores de rede e computadores pessoais, Grose diz que a empresa está de olho no mercado de bens de consumo como fonte de crescimento.

"É onde o crescimento está", disse Grose. "Não é necessariamente onde teremos as maiores margens... Nos bens de consumo, é preciso ser muito competitivo em termos de preço, mas ainda assim é essa a área de crescimento em nosso mercado."

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca