Reuters
06/01/2003 - 18h16

Psicólogos britânicos desenvolvem equação da felicidade

da Reuters, em Londres

Dois pesquisadores britânicos disseram hoje ter achado uma simples equação para quantificar a felicidade, que poderia resumir em uma fórmula o estado emocional.

Segundo eles, se você é feliz e sabe disso, então seu estado é o resultado de P + 5E + 3A.

Na equação, P corresponde a "pessoal" (características da visão da vida, adaptação e flexibilidade); E significa "existência" (saúde, amizades e estabilidade financeira) e A representa uma combinação de auto-estima, expectativas e ambições.

A psicóloga Caro Rothwell, autora da pesquisa ao lado de Pete Cohen, pediu a mil entrevistados, homens e mulheres com mais de 18 anos, que escolhessem situações que os fizeram mais ou menos felizes de uma lista de 80 momentos diferentes.

Ao mesmo tempo, ele formularam uma série de perguntas sobre sua própria natureza, perspectivas e situações.

Homens e mulheres definiram a felicidade de formas diferentes. O clima quente, a convivência com a família e perder peso é o que mais influencia na felicidade das mulheres, enquanto o romance, as relações sexuais, os passatempos, os hobbies e as vitórias de suas equipes esportivas favoritas influenciam na felicidade dos homens.

"Essa é a primeira equação que permite às pessoas resumirem seu estado emocional", explicou Rothwell. "As descobertas revelam que certos sucessos, como uma promoção no trabalho, podem ter um impacto positivo na felicidade em geral."

O estudo foi feito a pedido de uma companhia de orientação vocacional que desejava saber o que faz as pessoas felizes.

Leia mais notícias de Ciência
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca