Reuters
20/06/2001 - 17h54

Estudo afirma que ser humano não 'herdou' genes de bactéria

da Reuters, em Londres

Um grupo de cientistas da gigante farmacêutica GlaxoSmithKline afirmou hoje que que os seres humanos não herdaram genes de bactérias, e sim de ancestrais comuns no processo evolutivo.

A hipótese contestada pelos pesquisadores foi levantada no ano passado, quando o consórcio público internacional do Projeto Genoma Humano encontrou 223 genes humanos iguais aos de bactérias.

Inicialmente, os cientistas acreditavam que esses genes teriam sido herdados diretamente das bactérias, apesar de ainda não se conhecer nenhum mecanismo de transferência.

A semelhança com as sequências genéticas de bactérias foi considerada uma surpresa durante a divulgação dos 3,1 bilhões de letras de DNA do genoma humano.

"O que estamos afirmando é que não há evidência de que os genes pularam etapas [evolutivas] e que uma bactéria contribuiu diretamente na linhagem de células humanas, deixando de passar por estágios intermediários", diz James Brown, biólogo da Glaxo.

"Todos os genes que temos em comum com a bactéria podem ser achados atrás em organismos muito mais antigos", disse o cientista.

Um artigo completo sobre o trabalho de Brown e seu colega Michael Stanhope sai na edição desta quinta-feira da revista científica "Nature" (www.nature.com).
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca