Reuters
09/01/2003 - 12h49

Vendas de videogames caem na temporada de festas no Japão

da Reuters, em Tóquio (Japão)

As vendas de consoles de videogames caíram 14,2% no Japão durante a temporada de festas e só o sistema portátil da Nintendo --Gameboy Advance-- obteve ganhos, segundo a editora de revistas de jogos Mediaworks. As vendas totais de hardware, incluindo sistemas domésticos e portáteis, caíram a 3,3 milhões de unidades no período 28 de outubro a 5 de janeiro.

Entre os consoles domésticos, o PlayStation 2, da Sony registrou queda de 28% nas vendas durante o período de dez semanas, para 966.089 unidades, enquanto as vendas do GameCube caíram 54,9% em relação ao ano anterior, para 409.747 unidades.

"O declínio do PlayStation 2 era esperado porque suas vendas cumulativas no Japão já ultrapassam os 10 milhões de unidades. O fator inesperado foi a demanda fraca pelo GameCube", disse Toru Sato, analista da Mediaworks.

A gigante norte-americana do software Microsoft registrou vendas de apenas 62.718 unidades para o seu Xbox, que não estava disponível na temporada de festas japonesas em 2001, segundo a editora.

Em contraste, as vendas do sistema portátil Game Boy Advanced da Nintendo aumentaram 39,8% se comparadas ao ano anterior, chegando a 1,81 milhão de unidades, ajudadas pela demanda muito positiva para a popular série de jogos "Pokemon".

Os jogos "Pokemon Sapphire" e "Pokemon Ruby", lançados por uma afiliada da Nintendo em 21 de novembro, lideraram as vendas durante a mais recente temporada de festas, com 1,7 milhão de unidades cada um.

Atrás desses produtos estavam o "Tales of Disney 2", da Namco, para o PlayStation 2, com 807.649 unidades vendidas e o "Mario Party 4", da Nintendo, para o GameCube, com vendas de 698.339 unidades.

As vendas totais games no Japão durante esse período de dez semanas subiram 23%, alcançando 18,5 milhões de unidades, devido ao ganho de 163% nas vendas de jogos para o Game Boy Advance, afirmou a editora Mediaworks.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca