Reuters
21/06/2001 - 11h45

Africanos e turistas dançam e cantam durante eclipse

da Reuters, em Chisamba (Zâmbia)

Milhares de zambianos e turistas de todo mundo dançaram e cantaram músicas locais hoje, em Chisamba (Zâmbia), enquanto esperavam o primeiro eclipse solar no milênio.

Dançarinos folcloricos, acrobatas e músicos se misturavam entre cientistas e turistas de todo mundo que encontravam na Zâmbia para acompanhar o eclipse.

Com céu claro e sem nenhuma nuvem, o Sol pôde ser visto totalmente encoberto pela sobra da Lua às 10h09 no horário de Brasília e durou aproximadamente três minutos e 59 segundos.

Zâmbia foi um dos melhores pontos para se observar o fenômeno natural. Angola, Zimbábue, Moçambique e Madagasgar foram outros países africanos onde pôde ser visto o eclipse total.

Protetores de olhos foram distribuídos gratuitamente para estudantes e moradores das zonas rurais do Zimbábue, da Angola e de Zâmbia.

No Brasil, o eclipse solar teve início às 6h33 chegou ao auge às 7h30, quando a sombra da Lua encobriu aproximadamente 801% do Sol. Segundo especialistas, aqui, a melhor região para observar o fenômeno foi a Sul. O eclipse durou por volta de duas horas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca