Reuters
10/01/2003 - 14h04

Turquia autoriza inspeções dos EUA em bases militares

da Reuters, em Ancara

O primeiro-ministro da Turquia, Abdullah Gul, informou hoje que autorizou o Exército dos Estados Unidos a inspecionar as bases turcas, a fim de verificar sua utilidade no caso de uma guerra com o vizinho Iraque, informou a mídia oficial.

A Turquia, país-membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), é contra uma guerra e está relutante quanto aos pedidos norte-americanos para compromissos de apoio caso Washington ataque Bagdá. Os EUA acusam o Iraque de desenvolver armas de destruição de massa.

O subsecretário de Defesa dos EUA, Paul Wolfowitz, afirmou no mês passado que o país está preparado para investir milhões no aprimoramento das bases, caso Washington as use para uma guerra. As inspeções poderiam ser um primeiro passo nessa direção.

"Assinei uma decisão apenas para uma inspeção", disse Gul, de acordo com a agência de notícias oficial Anatolian.

As bases aéreas turcas teriam um papel importante em uma guerra aérea que deve preceder qualquer ataque no Iraque.

A Turquia teme, no entanto, que a guerra ameace sua segurança e seja um desastre para uma economia frágil atingida por uma crise financeira em 2001.

A Turquia também se preocupa que um conflito no Iraque possa espalhar agitação entre sua população curda, caso os curdos do Iraque tirem vantagem da guerra para buscar a independência.

A maioria dos turcos é contra a guerra, e o ministro de Relações Exteriores Yasar Yakis disse no início desta semana que a opinião pública não apoiaria um grande envio de soldados norte-americanos à Turquia.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca