Reuters
13/01/2003 - 14h23

Prêmio People's Choice tem empate na categoria melhor filme

da Reuters, na Califórnia

O anúncio do People's Choice Awards, ontem, foi marcado por um toque de indecisão: "Homem-Aranha" e "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" dividiram o prêmio de melhor filme na 29ª edição da premiação anual, na qual o público, por meio de votos online e pesquisas nacionais, escolhe os melhores em diversas categorias de cinema, televisão e música.

"Casamento Grego", sobre trapalhadas familiares, foi escolhido como melhor comédia, e a aventura épica "A Sociedade do Anel", além do prêmio de melhor filme, foi escolhido o melhor drama.

Os astros de "O Senhor dos Anéis" e "Homem-Aranha" não estiveram presentes para receber os troféus e os aplausos, de modo que a atriz Nia Vardalos e os co-produtores Rita Wilson e seu marido, Tom Hanks, de "Casamento Grego", foram os maiores alvos de atenção.

Rita Wilson disse que o People's Choice significa muito porque é concedido pelo próprio público. Vardalos afirmou saber exatamente quem são as pessoas que compõem esse público.

"Sou parente de todos os meus fãs", ela brincou com os jornalistas nos bastidores da premiação. "Minha família toda votou."

Indagada como se sentia pelo fato de ter ganho o prêmio, ela respondeu: "Rita e eu ficamos felizes. Tivemos a oportunidade de raspar as pernas e colocar vestidos".

Os vencedores nas categorias musicais incluíram o rapper Eminem, a cantora Faith Hill, a banda de rock Creed e o grupo country Dixie Chicks.

Nas categorias de televisão, "Friends" ganhou dois prêmios, um como melhor seriado cômico e outro na categoria melhor atriz, dado a Jennifer Aniston, que subiu ao palco mancando, apoiada numa bengala.

"CSI: Crime Scene Investigation" foi escolhido melhor drama de televisão, e seu derivado "CSI: Miami" foi considerado o melhor drama novo.

Apelo popular

O People's Choice Awards é a primeira premiação do ano transmitida pela TV, mas, em vez de seus vencedores serem escolhidos por grupos de críticos, os favoritos são eleitos por amantes da música, do cinema e da televisão que respondem a questionários do instituto Gallup ou que votam online.

Embora os prêmios geralmente não influam sobre as escolhas feitas por críticos em prêmios mais importantes (o Oscar no caso do cinema, o Emmy, da televisão, e o Grammy, da música), o People's Choice costuma ter grande audiência.

Mas nem todos comparecem à premiação. Entre aqueles que não foram receber os prêmios figuram Mel Gibson, escolhido como ator de cinema favorito, e Julia Roberts, escolhida melhor atriz pelo quarto ano consecutivo.

Na categoria melhor ator de TV, o eleito foi Ray Romano por "Everybody Loves Raymond". Ele levou seus filhos gêmeos ao palco para lerem seu discurso.

A telenovela "Days of Our Lives", que está no ar há anos, foi considerada o drama favorito no horário diurno da TV, e "8 Simple Rules", estrelado por John Ritter, foi escolhido melhor seriado cômico novo.

"Survivor: Thailand" foi considerado o melhor reality show da televisão americana

Entre os vencedores nas categorias musicais, apenas Faith Hill compareceu para receber seu prêmio de melhor cantora.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca