Reuters
14/01/2003 - 14h15

Transmeta vai incorporar recursos de segurança a processador

da Reuters, em San Francisco (EUA)

A Transmeta anunciou hoje seus planos para oferecer um processador com recursos de segurança incorporados, na corrida contra a rival de porte muito maior, Intel. Ambas as companhias disputam o mercado de chips criados sob medida para a computação móvel.

Uma nova versão do processador Crusoe TM5800, da Transmeta, com recursos de segurança incorporados, estará disponível no segundo semestre, disse Walter Sun, gerente de produto na Transmeta.

Em setembro, a Intel anunciou planos para oferecer tecnologia de segurança incorporada aos seus microprocessadores, com o codinome LaGrande, dentro de alguns anos.

"Se a segurança não estiver dentro do processador, mas em outro chip, será um ponto fraco, porque exigirá que o processador se comunique com aquele chip", disse Matthew Perry, presidente-executivo da Transmeta. "Colocá-la dentro do chip (principal) é mais seguro."

A Intel planeja igualmente lançar o Centrino, um processador de alto desempenho para dispositivos portáteis, com conjuntos de chips e software para redes sem fio antes de julho.

Segundo a Transmeta, a companhia recebeu da Taiwan Semiconductor Manufacturing sua primeira versão de teste, em silício, da nova tecnologia. O grupo taiwanês é o maior produtor terceirizado de chips do mundo.

A tecnologia permitirá que os usuários armazenem as informações relacionadas à segurança, tais como senhas ou chaves de cifragem e decifragem de mensagens em código, dentro do processador.

O processador incluirá também um sistema de aceleração de hardware para aumentar a velocidade do processamento quando tecnologias de cifragem fortes forem usadas, como a Triple DES. Esse método de cifragem tende a desacelerar computadores, diz Sun.

A Intel também é um dos participantes cruciais de um grupo setorial conhecido como Trusted Computing Platform Alliance, que delineou planos para tecnologia que incorporará recursos de segurança a um microprocessador separado do chip principal.

A Transmeta, fundada em 1995, desenvolve microprocessadores e software integrado para laptops e outros sistemas portáteis.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca