Reuters
14/01/2003 - 22h46

Bolívia expulsa suecos que protestaram ao lado de cocaleros

da Reuters, em La Paz (Bolívia)

O governo boliviano disse hoje que tinha expulsado quatro suecos do país por interferirem na política local, ao se juntarem a um protesto de cocaleros contra a extinção das plantações de coca, a planta da qual é derivada a cocaína.

"Os quatro estrangeiros foram expulsos pela fronteira com o Brasil, de onde eles tinham entrado na Bolívia", disse o vice-ministro de assuntos internos, Jose Luis Harb.

Harb disse que os quatro suecos quebram leis de imigração que proíbem a "interferência em assuntos domésticos... e se engajar em atividades políticas".

O governo boliviano tinha provas -incluindo fotografias- dos quatro participando de protestos e atividades políticas ao lado de cocaleros (plantadores de folhas de coca) na região de Chapare, disse o vice-ministro.

A lei boliviana permite a plantação de 29.650 acres com folhas de coca para o mercado interno, já que os índios bolivianos a usam para combater o mal-da-altitude e a fome. No entanto, o governo prometeu acabar com milhares de acres ilegais de plantações.

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca