Reuters
15/01/2003 - 20h23

Festival de Sundance exibirá quatro produções brasileiras

da Reuters, em São Paulo

O Festival de Cinema de Sundance começa amanhã com quatro filmes brasileiros entre suas atrações.

A mostra competitiva do festival, dividida em filmes de ficção e documentários, é reservada a produções independentes americanas.

O evento, realizado todos os anos em Park City, em Utah, nos Estados Unidos, foi criado pelo ator Robert Redford e costuma chamar a atenção da imprensa mundial pela descoberta de novos talentos e a presença de celebridades.

O Brasil aparece na seção Cinema do Mundo com dois filmes: "Benjamin", de Monique Gardenberg, em estréia mundial, e "Madame Satã", de Karim Ainoüz.

"Benjamin", segundo filme da diretora do elogiado "Jenipapo" (1996), é baseado no livro de Chico Buarque. O filme conta a história de um modelo de 50 anos (Paulo José) que encontra uma mulher que tem impressionante semelhança física com o grande amor de sua vida.

"Gardenberg cria um mundo inteligente e interessante, rico em música e estilo, e o povoa com um elenco talentoso ao qual é um prazer assistir", diz o guia da mostra. Como no romance original, não faltam referências à situação política brasileira.

O filme também conta com a participação de Cleo Pires, Danton Melo, Chico Diaz, Guilherme Leme e Mauro Mendonça.

O premiado "Madame Satã", longa de estréia do cearense Karim Ainoüz, se passa na Lapa carioca dos anos 1930 e conta a vida de João Francisco. O papel principal é feito por Lázaro Ramos.

Documentários

Na categoria de Documentários do Mundo, também fora de competição, o diretor José Padilha levará "Ônibus 174", filme que acompanha a trajetória trágica de Sandro do Nascimento, o sequestrador que acabou morto pela polícia depois de fazer reféns em um ônibus da linha 174, no Rio de Janeiro, episódio que foi transmitido ao vivo pela TV, em rede nacional, em junho de 2000.

Sandro havia sido um dos poucos sobreviventes da chacina dos meninos de rua da Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, em 1993.

"Zagati", curta de Edu Felistoque e Nereu Cerdeira, também será exibido em Sundance. O documentário conta a história de um catador de papel de Taboão da Serra, em São Paulo, que resgata latas de filmes do lixo para exibi-los na comunidade pobre onde mora.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca