Reuters
16/01/2003 - 18h41

Distribuição Linux MandrakeSoft pede concordata

da Reuters, em Nova York (EUA)

A francesa MandrakeSoft, fabricante de um dos mais populares sistemas operacionais baseados em Linux, seguiu os passos da líder do mercado Red Hat, ao anunciar seu pedido de concordata.

"Os compromissos acumulados pela MandrakeSoft em uma série de prejuízos trimestrais levaram a companhia a entregar uma declaração de suspensão de pagamentos", disse a companhia em comunicado em seu site (www.mandrakesoft.com).

A empresa disse que a concordata foi declarada em 13 de janeiro. A MandrakeSoft espera continuar suas operações normalmente e finalizar a versão 9.1 de seu sistema operacional Mandrake Soft para distribuição em abril.

A Mandrake e outras distribuições do Linux são geralmente consideradas como software "gratuito", uma confusão em relação ao software livre, de código aberto, que permite ao usuário analisar e alterar sua programação. Por isso, tem sido complicado para as empresas desse setor encontrarem meios de convencer os consumidores a pagarem por seus softs.

A MandrakeSoft, companhia fundada em 1998 com a meta de tornar o Linux "mais fácil para que todos o utilizem", concorre com a Red Hat, SuSE, Xandros e outras empresas que produzem uma interface intuitiva para o sistema operacional.

Os problemas financeiros da MandrakeSoft vieram à tona uma semana antes da LinuxWorld Expo, feira de usuários corporativos em Nova York, que ocorrerá entre 21 e 24 de janeiro.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca