Reuters
17/01/2003 - 08h05

Enviado de Saddam vai a países árabes para discutir crise

da Reuters, em Bagdá

Um enviado especial do presidente Saddam Hussein deixou o Iraque hoje com a missão de conversar com diversos líderes árabes, incluindo o presidente sírio, Bashar al-Assad, disseram fontes oficiais.

Segundo as fontes, o membro do Conselho do Comando Revolucionário Ali Hassan al-Majeed, primo de Saddam, iniciou uma viagem ao mundo árabe que o levará primeiramente a Damasco. As fontes não revelaram os outros países a ser visitados.

A Síria, que participou da Guerra do Golfo em 1991 para tirar as forças iraquianas do Kuait, retomou desde então um relacionamento com o Iraque e se opõe a qualquer ação militar dos Estados Unidos contra o país.

Na última semana, o vice-primeiro-ministro iraquiano Tareq Aziz já se comunicou com líderes da Argélia, Tunísia e Marrocos.

Antes de partir, o enviado Majjed acusou alguns dos inspetores de armas da ONU (Organização das Nações Unidas) de ser espiões.

"Alguns dos inspetores são profissionais, outros são espiões", disse Majeed a repórteres.

O general é um aliado próximo de Saddam e já ocupou vários postos importantes. Ele liderou as forças de elite do país durante a guerra com o Irã, entre 1980 e 1988.

Leia mais no especial Iraque
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca