Reuters
22/06/2001 - 09h13

Irlanda do Norte enfrenta segunda noite de conflitos religiosos

da Reuters, em Belfast (Irlanda do Norte)

A polícia da Irlanda do Norte, com a ajuda de tropas britânicas, conseguiu controlar hoje uma área de conflito em Belfast (capital do país), depois de uma segunda noite de distúrbios entre grupos rivais de protestantes e católicos.

Autoridades afirmaram que vários tiros foram disparados contra policiais, quando tentavam separar os grupos na área de Adoryne, região norte de Belfast. Ninguém foi atingido pelos tiros, mas 20 policiais acabaram feridos pela violência, incitada principalmente por grupos pró-britânicos.

A Irlanda do Norte, parte da ilha onde encontra-se também a Irlanda, faz parte do Reino Unido e tem uma maioria de protestantes de origem inglesa que defende a manutenção de laços políticos com o Reino Unido. Já os católicos da ilha lutam pela independência e posterior unificação da Irlanda.

A violência entre católicos e protestantes recomeçou no momento em que Londres e Dublin se preparam para dialogar no Castelo de Hillsborough, próximo a Belfast, a fim de retomar o processo de paz na província britânica.

O processo está atualmente emperrado por causa da questão do desarmamento de guerrilhas. O encontro deveria começar às 11h (7h, horário de Brasília).

O líder Gerry Adams, do Sinn Fein, braço político do Exército Republicano Irlandês (IRA), irá reunir-se com o ministro britânico para a Província, John Reid, e o ministro irlandês das Relações Exteriores, Brian Cowen.

Eles tentarão chegar a um acordo antes de 1º de julho, quando o primeiro-ministro da Irlanda do Norte, David Trimble, um moderado, declarou renunciar, caso as negociações sobre armas não progridam.

"Como um todo, ao contrário do Oriente Médio, o processo na Irlanda está caminhando. Esse processo irá ser bem-sucedido", disse Adams, após uma reunião com representantes do Congresso norte-americano ontem.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca