Reuters
17/01/2003 - 19h00

Intel adia lançamento de chip duplo "Montecito" para 2005

da Reuters, em San Francisco (EUA)

A Intel anunciou o lançamento de seu primeiro processador duplo em 2005, um chip anteriormente planejado para ser anunciado em 2004 e que está acrescentando um novo processador para servidores a sua linha Itanium 2.

Para explicar o atraso do processador de codinome "Montecito" até 2005, Erica Fields, porta-voz da empresa, disse que a Intel vai acrescentar tecnologia de multiprocessamento a ele.

Será o primeiro processador de núcleo duplo da Intel, com dois microprocessadores em um chip, o que acelerará a execução das tarefas do computador.

Ainda segundo a porta-voz, a Intel está no prazo para o lançamento de um chip com codinome "Madison", que opera a 1,5 GHz e tem 6 MB de memória. Com isso, a empresa agora planeja o lançamento de um segundo processador Madison com velocidade superior a 1,5 MHz e com cache de 9 MB, para 2004.

A IBM e a Sun Microsystems têm tecnologia de processadores duplos, dirigida a chips topo de linha, mas o Montecito levará essa tecnologia às empresas em servidores de preço mais baixo, segundo Fields.

Dean McCarron, analista da Mercury Research, de Cave Creek, Arizona, especulou que a Intel estava esperando que a base de usuários do Itanium crescesse antes de investir muito dinheiro em tecnologia de processadores duplos.

No momento, "o volume do Itanium é relativamente baixo", disse. "Isso pode ser uma situação na qual a relação custo-benefício não seja boa o bastante para que a Intel leve adiante os processadores duplos tão cedo. Eles talvez não consigam bons retornos antes que o mercado cresça".

Os chips Madison serão criados usando a tecnologia atual, de 130 nanômetros, disse Fields, enquanto o Montecito usará o novo padrão, de 90 nanômetros, ou menos de um milésimo da espessura de um fio de cabelo, disse Fields.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca