Reuters
18/01/2003 - 09h23

Americanos organizam protestos contra eventual guerra no Iraque

da Reuters, em Washington

Norte-americanos que se opõem a uma guerra no Iraque irão se reunir hoje em Washington e San Francisco para manifestações pedindo à Casa Branca que reconsidere sua política e permita aos inspetores de armas da ONU (Organização das Nações Unidas) realizar seu trabalho no tempo necessário.

Dezenas de milhares de pessoas são esperadas nos protestos, que, segundo os organizadores, serão os maiores expressando o sentimento antiguerra nos EUA desde que o presidente George W. Bush iniciou, no ano passado, seus argumentos para um ataque ao Iraque.

Manifestantes disseram que a recente mobilização de tropas dos EUA para o golfo Pérsico e a especulação de que um relatório dos inspetores de armas da ONU em 27 de janeiro poderia levar à guerra acenderam a chama do movimento pacifista no país.

A manifestação em Washington contará com a presença da atriz Jessica Lange e do líder de defesa dos direitos humanos Jesse Jackson.

Em San Francisco, o ator Martin Sheen deve fazer um discurso durante o comício pela paz, que atrairá, segundo os organizadores, cerca de 50 mil pessoas.

Leia mais no especial Iraque

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca