Reuters
20/01/2003 - 12h52

Hacker Kevin Mitnick estará livre e on-line esta semana

da Reuters, em San Francisco (EUA)

Um dos mais famosos hackers do mundo vai ter sua liberdade de volta esta semana e planeja mergulhar na internet, seu antigo parque de diversões, onde as invasões que praticou lhe valeram uma sentença de prisão de cinco anos.

Amanhã, Kevin Mitnick, 39, entrará na internet pela primeira vez em oito anos, no programa "Screen Savers", da Tech TV. Também presentes ao programa estarão Shawn Fanning, criador do Napster, pioneiro do download de música via internet, e Steve Wozniak, co-fundador da Apple Computer.

Mitnick diz que está pronto para trabalhar, ironicamente em um cargo no qual estará ajudando a proteger empresas contra a espécie de invasão que ele costumava realizar. Ele tem uma entrevista de emprego marcada para hoje, mas não quis informar qual o nome da companhia em que pretende trabalhar.

"O que vai ser difícil... será convencer as pessoas da área de segurança de que muito do que foi escrito sobre mim não é verdade e que estou arrependido quanto ao que é verdade", disse ele. "Paguei minha dívida com a sociedade e estou tentando fazer algo de positivo. Não posso mudar o passado."

Um dos primeiros hackers de computadores a ser processado, Mitnick foi classificado como "terrorista da computação" e seu caso se tornou célebre depois que ele levou o FBI a uma perseguição de três anos devido as invasões de redes de computadores e roubo de software que promovia em empresas como a Sun Microsystems, Novell e Motorola.

Ele se confessou culpado em março de 2000 por acusações de fraude telegráfica e de computação e por interceptação de comunicações, e está em liberdade condicional desde então, com restrições de emprego, movimentação e uso de tecnologia. Ele foi autorizado a usar um telefone celular e um computador, mas sem conexão à web.

"Estou com saudades de usar o e-mail. Meus amigos e minha família estão cansados de verificarem meu e-mail por mim e imprimirem as mensagens", disse. Ele também está animado por usar seu primeiro organizador pessoal, um Blackberry, que ganhou de presente da namorada depois de ter cumprido a liberdade condicional.

Apesar de ter sido banido da internet por oito anos, Mitnick pode ir ao site de leilões eBay.

Sua namorada colocou à venda dois notebooks usados por ele em ataques, mas teve de tirar os computadores do site porque recebeu muitas propostas de compra falsas. Esta semana, porém, Mitnick pretende colocar as máquinas de novo no leilão, bem como o computador que usou para escrever um livro, na esperança de conseguir recursos para pagar os US$ 10.000 que ainda deve para seu advogado.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca