Reuters
20/01/2003 - 21h01

Museu une Construtivismo a roupas de Walter Rodrigues em SP

FERNANDA EZABELLA
da Reuters, em São Paulo

Do fundo de uma das salas do Museu de Arte Moderna, manequins com roupas de Walter Rodrigues flutuam em direção às obras de arte dos anos 1950 e 1960, na mostra "Construtivismo e a Forma como Roupa", que abre nesta quinta-feira em São Paulo.

O museu, localizado no Parque Ibirapuera, dá início a exposição dias antes do concorridíssimo São Paulo Fashion Week, que começa segunda-feira no prédio da Bienal, no mesmo parque.

Quinze criações do estilista Walter Rodrigues, selecionadas das coleções de 2000 a 2002, irão dividir o espaço do museu com trabalhos de arte do Construtivismo brasileiro, período que influenciou bastante as texturas das peças do estilista.

Entre as 26 obras escolhidas pelo curador Ricardo Resende, estão artistas dos anos 1950 e 1960 -como Amilcar de Castro, Sérgio Camargo, Mira Schendel, Sacilotto, Geraldo de Barros- junto com contemporâneos que, como Rodrigues, também foram influenciados pelos construtivistas.

"Sérgio Sister, Tuneu, Antônio Lizárraga são alguns dos outros artistas que escolhi, que olharam para este momento da arte brasileira e reverberaram isto de uma forma muito positiva, assim como Walter", disse Resende, em entrevista por telefone.

Dois trabalhos de Nelson Leirner da série "Construtivismo Rural" também estarão presentes, assim como esculturas de Franz Weissmann e Amilcar.

"As obras vão ficar expostas nas paredes -ou próximas-, enquanto que no fundo da sala irão ficar os manequins, flutuando em filas, como se estivessem num cenário, entrando na sala", contou o curador.

Este será o quinto trabalho de Resende que une moda e artes plásticas. O primeiro aconteceu há três anos, quando trabalhou com a coleção de Marcelo Sommer. Em 2002, Resende chamou Fause Haten e Ronaldo Fraga para a mostra "Nefelibatas". Fraga foi o tema de mais outras duas exposições, uma no MAM de Londrina e outra no MAM Higienópolis, em São Paulo.

Em entrevista recente à Reuters, Rodrigues falou, no entanto, que sua inspiração para o próximo São Paulo Fashion Week foi mais hollywoodiana do que propriamente brasileira.

As peças de sua nova coleção de inverno tiveram como base a personagem da atriz Nicole Kidman no filme "Os Outros", fazendo com que ele abusasse de materiais sofisticados e alfaiataria. No começo do ano, Rodrigues foi responsável pelo vestido vermelho usado pela primeira-dama, dona Marisa, na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca