Reuters
20/01/2003 - 23h46

Guerrilheiros matam 6 policiais e um civil em ataque na Colômbia

da Reuters, em Bogotá

Supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) mataram hoje seis policiais e um civil durante um ataque em uma das duas zonas de guerra criadas no país pelo presidente Alvaro Uribe para enfrentar os rebeldes, informaram autoridades.

O ataque, o mais recente em meio a uma escalada da violência desatada pela guerrilha nas últimas semanas, ocorreu nos arredores do município de Zambrano, no Departamento (Estado) de Bolívar, 600 quilômetros ao norte de Bogotá.

O comandante da polícia de Bolívar, coronel Jesús Antonio Gómez, atribuiu o ataque às Farc, principal grupo rebelde da Colômbia, com cerca de 17 mil combatentes.

O oficial afirmou que os rebeldes bloquearam o tráfico de veículos em uma estrada da região e depois atacaram com rajadas de fuzil e granadas um carro no qual estavam policiais destacados para enfrentar a situação.

Um civil, que foi obrigado pelos rebeldes a bloquear a estrada com seu carro, também foi assassinado pelos guerrilheiros, disse Gómez.

"Foi uma emboscada das Farc contra uma unidade da polícia nacional. Há um saldo de seis policiais e um civil mortos", disse o coronel a jornalistas.

Zambrano integra com outros oito municípios de Bolívar e 15 do Departamento de Sucre uma das duas zonas de guerra declaradas por Uribe em setembro com o objetivo declarado de enfrentar os grupos armados ilegais do país, como, além das Farc, a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) e o grupo paramilitar de ultradireita Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca