Reuters
22/06/2001 - 14h16

Expansão de subúrbios domina crescimento urbano nos EUA

da Reuters, em Washington

Os ricos subúrbios norte-americanos expandiram-se bastante na última década e estão se tornando a principal modalidade de moradia urbana, principalmente nas regiões sul e oeste do país, afirmou um estudo da Fundação Fannie Mae, a ser divulgado amanhã.

As modernas comunidades suburbanas, que se formaram ao redor de grandes cidades, agora começam a suplantar, em termos de tamanho, conglomerados urbanos conhecidos, revelaram especialistas à véspera do lançamento do relatório da Fannie Mae.

Tais subúrbios, apelidados de "boomburgs", localizam-se em áreas que contam com metrô e ficam principalmente em Estados do cinturão do sol, afirmou o estudo, que se baseou em dados fornecidos pelo Censo 2000.

Essas áreas representam um quarto das cidades do país com populações entre 100 mil e 400 mil habitantes, mas respondem por metade de todo o crescimento das cidades, revelou o estudo. Elas cresceram a índices de dois dígitos nas últimas cinco décadas.

"Esse panorama é o da nova América", disse um dos co-autores do relatório, Robert E. Lang.

Localizados geralmente ao longo de auto-estradas interestaduais que atravessam as metrópoles, os subúrbios norte-americanos são uma metáfora do processo de desenvolvimento regional dos EUA, afirmou Lang.

Associações de moradores, e não o governo, são responsáveis pela maior parte dos serviços públicos. No oeste, questões como o uso da água e a disponibilidade de terrenos de propriedade da Federação são centrais para o planejamento, disse.

O subúrbio de Mesa, por exemplo, com 386.375 habitantes é maior que cidades como Minneapolis (382.618 habitantes) e Miami (362.470).
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca