Reuters
22/01/2003 - 15h20

Diretores dos EUA escolhem cinco finalistas para prêmio anual

da Reuters, em Los Angeles

Os diretores de "Chicago", "The Hours", "Gangues de Nova York", "O Pianista" e "O Senhor dos Anéis - As Duas Torres" foram indicados ontem para o prêmio da Associação dos Diretores dos Estados Unidos, um dos termômetros para a corrida do Oscar.

Foi a primeira vez que o diretor de teatro britânico Stephen Daldry ("The Hours") e que o coreógrafo norte-americano Rob Marshall ("Chicago") recebem indicações para o prêmio de melhor direção de cinema da entidade.

O prêmio foi criado em 1949, e o diretor que o recebe acaba sendo um palpite forte para levar depois o Oscar de melhor direção. Houve apenas cinco exceções na história a essa regra.

"The Hours" e "Chicago" foram escolhidos como melhor drama e melhor comédia, respectivamente, no prêmio Globo de Ouro no domingo.

Martin Scorsese, diretor de "Gangues de Nova York", foi indicado quatro vezes ao prêmio, mas nunca ganhou. Suas indicações foram por "Taxi Driver", "Touro Indomável", "Os Bons Companheiros" e "A Idade da Inocência".

O neo-zelandês Peter Jackson, de "O Senhor dos Anéis", também foi indicado no ano passado pelo primeiro filme de sua trilogia.

É a terceira indicação do diretor polonês Polanski, de "O Pianista", depois de "Chinatown" e "O Bebê de Rosemary".
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca