Reuters
23/01/2003 - 11h27

Fraude na internet cresceu nos Estados Unidos em 2002

da Reuters, em Washington (EUA)

Trapaceiros de plantão estão descobrindo cada vez mais a internet como o lugar perfeito para seus golpes, segundo dados divulgados ontem sobre os números de reclamações contra fraudes nos Estados Unidos, no ano passado.

Roubo de identidade --a prática de misturar cartões de crédito para que alguém pague a conta-- liderou a lista compilada pela FTC (Comissão Federal de Comércio), somando 43% das 380 mil reclamações recolhidas pela agência e outras organizações de defesa dos direitos dos consumidores.

Além disso, os golpistas reuniram grande parte de suas vítimas pela internet, recorrendo a ferramentas como páginas na web e e-mails, em vez do telefone e correio convencional.

Segundo a agência de comércio, 47% das reclamações de fraude que não são relativas a roubo de identidade estavam relacionadas à internet, uma alta em relação aos 31% de 2000.

Os consumidores perderam mais de US$ 343 milhões em 2002 para ladrões de identidade, vendedores golpistas em leilões on-line e serviços de internet.

Fraude em leilões foram as reclamações mais comuns sobre serviços on-line, seguidas por vendas por catálogos na web, provedores de internet, ofertas estrangeiras de dinheiro e apostas, afirmou a agência.

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