Reuters
23/01/2003 - 20h47

Ronaldo Fraga levará Gulliver à passarela da SP Fashion Week

da Reuters, em São Paulo

Na opinião do estilista mineiro Ronaldo Fraga, o mundo moderno tem gosto de plástico. E para dar um pouco de sabor à vida ele foi buscar em "Viagens de Gulliver", clássico do escritor irlandês Jonathan Swift, a matéria-prima para sua coleção de outono/inverno.

"O mundo hoje é muito sem graça e com tudo muito igual... Muito chato. E eu gosto de criar roupas que estimulem o desejo de ser único", disse Fraga, que se apresenta no próximo dia 1º de fevereiro na São Paulo Fashion Week.

Sem dar muitos detalhes, Fraga adiantou que suas criações são "elaboradas" e que serão vistas na passarela muitas peças de jeans, seda, algodão e tear. Ele disse ainda que dividiu as cores de sua coleção em "resignadas" (claras e pastéis) e "nervosas" (mais fortes).

"Como sempre, criei roupas especiais e exclusivas", afirmou o estilista.

"Viagens de Gulliver" conta a história de Lemuel Gulliver, único sobrevivente do naufrágio de um navio da marinha britânica que vai parar na estanha terra Lilliput, habitada por homenzinhos de 15 centímetros de altura.

A obra, escrita no início do século 18, foi classificada como infanto-juvenil por abusar do realismo fantástico, mas é considerada por diversos críticos como uma reflexão sobre a sociedade e a natureza humanas.

"É, na verdade, uma literatura adulta, que continua apropriada para o que estamos passando, uma vez que faz uma crítica contundente à sociedade da época em que foi criada", afirmou Fraga sobre o livro.

"Acho que a moda hoje tem o papel de despertar a consciência e ser um reflexo da nossa história, e é isso que eu busco sempre", explicou o estilista.

Ronaldo Fraga é reconhecido por chocar a platéia em seus desfiles polêmicos. Para o inverno 2002 ele substituiu as modelos de carne e osso por bonecos de madeira para criticar a ditadura do corpo.

Em sua última coleção de verão o estilista se inspirou nas religiões e contou com o grupo pop Pato Fu na composição da trilha sonora.

Seguindo a linha das músicas igualmente exclusivas, Fraga pediu ao compositor mineiro Mario Antonio Guimarães (de "Lavoura Arcaica") para criar a trilha de "As Viagens de Gulliver".

E assim como o CD do Pato Fu foi vendido com sucesso em suas lojas, as canções de seu próximo desfile também vão virar disco.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca