Reuters
24/01/2003 - 19h04

Intel e Fujitsu formam parceira para servidores Linux

da Reuters, em Tóquio (Japão)

A Intel e a Fujitsu anunciaram hoje o desenvolvimento conjunto de servidores Linux com o objetivo de levar os microchips da Intel ao lucrativo mercado de sistemas de computadores empresariais de ponta.

Os novos servidores, que serão lançados em 2005, teriam por objetivo as chamadas tarefas críticas, como a administração da rede de caixas automáticos de um banco ou uma rede de telefonia sem fio, que t~em que estar no ar 24 horas por dia.

A Intel, maior fabricante de chips do mundo e responsável pelos processadores que acionam a maior parte dos computadores vendidos no mundo, está tentando entrar em novos mercados como o de servidores corporativos e palmtops.

Já a Fujitsu, maior fabricante de computadores do Japão e o quinto maior produtor mundial de servidores, quer acrescentar o Linux a suas plataformas Unix e mainframe, à medida em que desvia seu foco para os serviços e sistemas de computação.

Os servidores da Fujitsu que empregarão os processadores Xeon de 32 bits da Intel e começarão a chegar ao mercado no final de 2004, enquanto sistemas baseados em futuras versões de 128 bits do processador Itanium, devem ser lançados em 2005, de acordo com Richard Dracott, diretor da divisão de marketing empresarial da Intel.

A Hewlett-Packard e outras fabricantes de computadores também adotaram o Itanium, embora a IBM, maior companhia de computadores do mundo, esteja promovendo sua própria arquitetura Power para processadores de ponta de 64 bits, enquanto utiliza processadores da Intel para alguns de seus servidores.

"Trabalhamos com a IBM em algumas coisas, também, mas no momento a IBM tem compromisso com a arquitetura Power", disse Mike Fisher, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de plataformas empresariais da Intel em entrevista coletiva em Tóquio.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca