Reuters
26/01/2003 - 20h52

Alemanha marca dia do Holocausto com apoio financeiro a judeus

da Reuters, em Berlim

A Alemanha irá anunciar um significativo aumento do apoio financeiro à pequena comunidade judaica do país na segunda-feira, dia do 58º aniversário da libertação dos campos de concentração de Auschwitz.

Mais de 1,5 milhão de pessoas, a maioria judeus, morreram em Auschwitz como parte dos esforços da Alemanha nazista para exterminar os judeus europeus.

Um tratado a ser assinado pelo chanceler Gerhard Schroeder e por líderes da comunidade judaica garante três milhões de euros por ano para ajudar o Conselho Judaico Central, entidade que representa os interesses dos judeus vivendo no país.

De acordo com o texto do tratado, o governo ainda continuará a subsidiar um certo número de institutos acadêmicos judaicos.

Quando o Conselho foi criado, em 1950, havia apenas 15.000 judeus na Alemanha. Cerca de 600 mil viviam no país antes de Adolph Hitler tomar o poder em 1933. Atualmente, existem cerca de 90 mil judeus na Alemanha.

A recompensa vem em uma época sensível. Ataques contra monumentos judeus aumentaram no último ano com o crescimento da violência entre israelenses e palestinos.

A assinatura do tratado será um entre vários eventos para marcar o "dia de memória do Holocausto", data instituída na Alemanha, em 1995, para a reflexão sobre o acontecimento. Este ano, é o primeiro em que a data será lembrado em toda a Europa.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca