Reuters
22/06/2001 - 21h48

Revista vai publicar romance inédito de Mark Twain

da Reuters, em Washington

Pouco mais de 125 anos depois de ser escrito por Mark Twain, o romance "A Murder, a Mystery and a Marriage" (Um Assassinato, um Mistério e um Casamento) deve sair na revista Atlantic Monthly, conforme a intenção original do autor.

E, como esperava o autor de "Huckleberry Finn", sua publicação faz parte de um concurso literário que incentiva os candidatos a colaboradores a escreverem seus próprios finais para a história, revelou o editor da revista, Michael Kelly, em entrevista concedida pelo telefone.

Os dois primeiros capítulos do livro e as regras do concurso podem ser encontrados on line no endereço www.buffalolib.org. Na segunda-feira que vem a pequena novela de Mark Twain, com 8.000 palavras, chega às bancas dos EUA.

Ambientada em Deer Lick, Missouri, a história tem vários elementos característicos de Twain: os irmãos divididos por uma eterna disputa, um casal de namorados e um misterioso estranho poliglota que parece ter caído do céu sobre a neve da pradaria americana.

"Era uma vila sonolenta de 600 ou 700 habitantes", diz o livro, referindo-se a Deer Lick. "Essas pessoas sabiam ... que, lá fora no grande mundo, havia coisas chamadas ferrovias, barcos a vapor, telégrafos e jornais, mas não tinham conhecimento pessoal delas e se interessavam por elas tanto quanto se interessavam pelas preocupações da Lua. Sua atenção era dedicada aos porcos e ao milho."

Segundo o editor Michael Kelly, a importância da novela está no lugar que ela ocupa no desenvolvimento de Mark Twain como um grande romancista. "A Murder, a Mystery and a Marriage" seria uma ponte entre a visão otimista da América retratada em "As Aventuras de Tom Sawyer" e o olhar mais crítico visto em "Huckleberry Finn", as duas obras mais famosas de Mark Twain.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca