Reuters
27/01/2003 - 11h07

Mulheres agressivas e homens "limpos" estarão na SP Fashion Week

FERNANDA EZABELLA
da Reuters, em São Paulo

Um batalhão de novos rostos se prepara para encarar as passarelas do São Paulo Fashion Week na próxima segunda-feira. As mulheres voltam na temporada de outono-inverno mais agressivas, enquanto os homens deixam a rebeldia em casa, adotando o visual "cara limpa". E o mercado de aspirantes a top model parece estar em alta.

"Todos os setores estão em crise pelo mundo, mas é uma realidade também que tem um monte de modelos novas que são muito boas", acredita o booker da Ford, André Azevedo.

Sheila Klein (15 anos), Tanara Burin (15), Liliane Ferrareze (14) e Savanna (18) são as novas apostas da agência que segundo Azevedo, têm apenas uma coisa em comum: são mesmo muito magras.

"A Gisele não é mais parâmetro para os estilistas. Eles querem mulheres com muita atitude. E o que diferencia essas quatro garotas é o jeito como elas andam na passarela e como olham para os fotógrafos", explica.

Para ele, meninas românticas e estilo hippie são coisas do passado. A vez agora é das agressivas.

Homens

O look despojado dos homens deverá ser abolido neste inverno, assim como o estilo dos meninos magrinhos. Barbas bem feitas e cabelos bem cortados deverão ser as tônicas da próxima estação.

"Os estilistas não querem mais modelos com cara de menino e aqueles com cara de homem mesmo. Antes eles eram tão bonitos que acabavam confundidos com mulheres", comenta Monica Monteiro, responsável pela IMG Models, a agência de Gisele Bundchen.

Azevedo concorda. "Caiu a onda do menino rebelde. Voltou o cabelo mais curto, a cara limpa. Passou a imagem de rebeldia e os meninos tem que ter corpo de homem."

Segundo ele, o estilista Reinaldo Lourenço pediu homens não muito altos. Já Ricardo Almeida quis homens mais velhos, diz Monteiro.

QG

Mônica Monteiro afirma que a tendência dos novos rostos é mais uma estratégia comercial para os estilistas.

"Na verdade, o que todo mundo quer é vender. A modelo tem que ser bonita, sexy, andar bem e mostrar bem as roupas. Nada de pessoas muito estranhas", disse.

Dos seus 19 modelos, 18 são "new faces" e todos estão escalados para o SPFW. O termo em inglês é denominado para os que nunca desfilaram ou fizeram campanhas no Brasil, embora muitos já tenham rodado o exterior.

Douglas Rech, de 18 anos, fez a última campanha da Hugo Boss, já desfilou em Nova York, Paris e Milão e poderá ser visto no desfile da Cavalera na próxima semana.

Daiane Schemmer estreou aos 13 anos em Nova York e e agora, aos 14 anos, vai desfilar para as marcas Alphorria, Fause Haten, Rosa Chá e Ellus.

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