Reuters
27/01/2003 - 12h40

Site de leilões eBay é processado por difamação

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

Um homem de Los Angeles processou a empresa de leilões on-line eBay por difamação, alegando que o site não removeu comentários negativos feitos por um vendedor a seu respeito.

Analistas dizem que o caso, causado pela venda on-line de revistas raras de Hollywood, atinge o cerne do sucesso da eBay: o poder que compradores e vendedores têm de vigiar uns aos outros.

Robert Grace, editor de um jornal jurídico de Los Angeles, abriu o processo contra o eBay e o negociador de itens de Hollywood Tim Neeley em um tribunal da Califórnia, esta semana. Grace afirma que o site recusou-se a retirar comentários negativos que Neeley fez depois de vender a ele seis revistas raras.

De acordo com o processo, Neeley disse que Grace "deveria ser afastado do eBay" e que é "completamente desonesto" por afirmar em um fórum on-line que as revistas dos anos de 1940 e 1950 compradas foram entregues com atraso e em condições piores do que o anunciado.

Na ação, Grace pede indenização por perdas e danos de US$ 2,5 milhões ao eBay e US$ 100 mil a Neeley. O site informou que não faz comentários sobre processos pendentes.

A ação pede que a Justiça obrigue o eBay a filtrar palavras como "fraude", "mentiroso", "pilantra", "vigarista" e afins das qualificações, ou então advertir usuários dos riscos de uma ação judicial caso usem esses termos.

O eBay já ganhou processos semelhantes anteriores, mas uma derrota poderia significar uma erosão do processo de qualificação do site, disse um analista.

"Se este e outros processos sobre a qualificação foram bem-sucedidos, seria imensamente negativo para o eBay", disse Safa Rashtchy, do U.S. Bancorp Piper Jaffrey. "O sucesso do eBay se dá em grande parcela por causa de seu sistema de qualificação."

A ação também exige que compradores e vendedores do eBay, que usam apelidos nas transações on-line, registrem seus nomes de internet junto ao Estado da Califórnia como nomes comerciais e que o site pague impostos estaduais.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca