Reuters
27/01/2003 - 14h49

IBM revela produtos de computação distribuída para empresas

da Reuters, em Armonk (EUA)

A IBM anunciou hoje dez poderosos produtos para "grades de computação", seu maior projeto até agora para levar essa tendência nascente da computação às grandes empresas.

Uma grade de computação é um conjunto de servidores e computadores ligados pela internet. A idéia é ligar as máquinas --potencialmente milhões delas-- para disponibilizar poder de processamento na internet para quem estiver interessado, mais ou menos como acontece com a oferta de água ou eletricidade em países desenvolvidos, elevando a capacidade de computação e reduzindo custos.

A IBM informou que os novos produtos tinham por objetivo os setores financeiro, de saúde, automotivo e aerospacial, bem como governamental. Até agora, as grades de computação, também conhecidas como "computação distribuída", se mostraram populares principalmente na comunidade de pesquisa.

Com o anúncio, a IBM informou que está tentando promover a adoção das grades no mundo corporativo. A empresa está também tentando recriar o sucesso de sua adoção e suporte ao sistema operacional gratuito Linux, com apoio agressivo às grades de computação em diversos setores de atividade, segundo um porta-voz da empresa.

A empresa afirmou que oferecerá oficinas de treinamento sobre grades para ensinar às empresas como aproveitar o recurso.

A IBM também anunciou ter assinado parcerias com cinco empresas que desenvolvem software para grades de computação --Platform Computing, DataSynapse, Avaki, Entropia e United Devices--, para o desenvolvimento de plataformas para os setores nos quais focam seus negócios.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca