Reuters
27/01/2003 - 17h09

Videogames e filmes devem melhorar resultado financeiro da Sony

da Reuters, em Tóquio (Japão)

A gigante japonês de produtos eletrônicos e de entretenimento Sony deve anunciar um lucro do terceiro trimestre fiscal maior do que o esperado na quarta-feira (29), graças às vendas de videogames e filmes.

A estagnação econômica e os baixos preços dos microcomputadores, aparelhos de DVD e outros eletroeletrônicos prejudicaram as receitas da empresa, disseram analistas, mas o impacto foi amortecido também por conta das excelentes vendas de novos produtos como televisores de tela plana e câmeras digitais.

O trimestre entre outubro e dezembro é tradicionalmente um período de bons resultados para a Sony. Analistas prevêem que a companhia deverá alcançar lucros de entre US$ 1,27 bilhão e US$ 1,57 bilhão no período. Apesar disso, alguns afirmam que recentes sinais do mercado sugerem que a Sony possa bater estes números.

O analista do Merril Lynch Hitoshi Kuriyama, em nota para clientes na semana passada, citou vendas maiores que esperadas de câmeras digitais, jogos e filmes em DVD entre os fatores que podem ampliar o lucro operacional da Sony no terceiro trimestre fiscal.

Executivos do setor respiraram aliviados depois que o consumo de Natal não caiu exageradamente com relação ao ano anterior, quando o efeito do 11 de setembro fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa, gastando mais em videocassetes, televisores e outros aparelhos de entretenimento.

"A temporada natalina não foi tão boa, mas os fabricantes haviam adotado uma atitude cautelosa, assim as expectativas foram superadas", disse o analista Katsuya Yamamoto, da UFJ Tsubasa Securities.

A Sony deve lucrar especialmente com as vendas do console de videogames PlayStation 2 e dos DVDs "Homem-Aranha" e "Homens de Preto 2".

Kuriyama, do Merrill Lynch, afirmou que a companhia já produziu 21,3 milhões de consoles até meados de janeiro, quase alcançando sua meta de 22,5 milhões de unidades até março, quando termina o ano fiscal da empresa.

No setor de telefonia celular, as coisas não foram muito bem, entretanto, com a joint-venture Sony-Ericsson perdendo fatia de mercado e apresentando vendas mundiais baixas.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca