Reuters
23/06/2001 - 08h54

Macedônia reinicia ataques a rebeldes apesar de pedido da Otan

da Reuters, em Skopje

Tanques e helicópteros da Macedônia reiniciaram hoje ataques contra uma aldeia em poder de guerrilheiros de etnia albanesa, apesar dos chamados da Otan para que o Exército macedônio detenha seus ataques.

A persistente crise na Macedônia tem despertado temores na comunidade internacional de que se produza uma nova guerra civil na região dos Balcãs.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que busca encontrar fórmulas para a paz na região, condenou ontem os ataques do Exército macedônio sobre a região de Aracinovo com o objetivo de recapturar uma localidade a 10 quilômetros da capital da Macedônia. A região está nas mãos dos rebeldes, que têm ameaçado atacar a capital Skopje e seu aeroporto.

Diplomatas da Otan, que têm tentado sem sucesso persuadir os albaneses a alcançar um acordo, disseram que a medida era de alto risco.

Ontem, um porta-voz do governo da Macedônia disse que a operação em Aracinovo tinha como objetivo obrigar aos políticos de etnia albanesa a ceder nas negociações de paz, dirigidas a convencer os rebeldes a pôr fim no levante de quatro meses por mais direitos para a população albanesa.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca