Reuters
28/01/2003 - 22h12

Sharon pede união em discurso de vitória do Likud

da Reuters, em Jerusalém

O Likud, partido do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, foi o grande vencedor das eleições gerais de hoje, impondo uma esmagadora derrota aos partidos de esquerda que defendem a retomada de negociações de paz com os palestinos. Em seu discurso de vitória, Sharon pediu união de outros partidos em torno do novo governo.

Sob o coro de "Ariel, Ariel" dos partidários do Likud, Sharon pediu em seu discurso de vitória por uma ampla coalizão no novo governo, sinalizando querer que o rival Partido Trabalhista una-se a ele.

"É tempo de nos unirmos. Estou anunciando hoje, que depois de o presidente me incumbir a tarefa de formar um governo, vou pedir a todos os partidos sionistas para juntarem-se em um governo de coalizão que será o mais amplo possível", disse Sharon.

Mas o líder do Partido Trabalhista, Amram Mitzna, que perdeu votos para a direita e para o partido de centro Shinui, descartou unir-se ao Likud depois de reconhecer sua derrota em um telefonema para Sharon.

Projeções da televisão israelense indicam que Sharon pode obter uma maioria instável no Parlamento com partidos de direita, ultranacionalistas e religiosos, mas esta coalizão pode endurecer ainda mais suas políticas contra o levante palestino contra a ocupação israelense.

O presidente israelense, Moshe Katzav, deverá agora pedir a Sharon, como líder do maior partido no Parlamento, para formar um novo governo para enfrentar a crise econômica e a Intifada_ levante popular palestino contra a ocupação israelense, que já dura 28 meses.

Sharon, no entanto, pode ter poucas opções a não ser formar uma coalizão de direita que poderá colocá-lo em má situação com o principal aliado do país, os Estados Unidos, em relação aos assentamentos judeus sobre territórios ocupados na Cisjordânia, enquanto Washington busca apoio de países árabes para uma possível guerra contra o Iraque.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio

    Leia mais
  • Notícias de mundo
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca