Reuters
30/01/2003 - 10h19

Provas dos EUA contra Iraque terão base em suposições, diz jornal

da Reuters, em Washington

Quando o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, for à Organização das Nações Unidas (ONU) na próxima semana para apresentar informações sobre os programas de armas do Iraque, ele levará fotos de satélite para sustentar sua acusação contra o país do golfo Pérsico, informou hoje o jornal "USA Today".

Autoridades do serviço de inteligência dos Estados Unidos disseram que as imagens de satélite mostram que o governo iraquiano está "limpando" supostos locais de produção de armas, além de indicar a possível existência de laboratórios móveis de armas, escreveu o jornal.

O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano não estava autorizado a comentar a informação do jornal.

O "USA Today" citou fontes do governo dizendo que as fotos que Powell mostraria à ONU na próxima quarta-feira (5) incluíam imagens de satélite de tratores transportando instalações, indicando que poderiam ser laboratórios móveis de armas biológicas.

De acordo com o jornal, ainda há fotos aéreas de iraquianos conduzindo supostas operações de limpeza e manobrando escavadeiras em locais suspeitos antes da chegada dos inspetores de armas da ONU.

A reportagem disse que autoridades da inteligência dos EUA advertiram que nenhuma foto ou evidência provará conclusivamente a acusação do governo Bush contra o Iraque, mas pode ser um acúmulo de detalhes.

"O que estamos mostrando é um exemplo de comportamento", disse ao jornal uma autoridade de alto-escalão do governo dos EUA. "Vocês não verão imagens de ogivas."

Em seu discurso sobre o Estado da União na madrugada de terça-feira (28), o presidente George W. Bush disse que enviaria Powell à ONU para "apresentar informações sobre os programas de armas ilegais do Iraque".

Bush prometeu liderar uma coalizão para desarmar o líder iraquiano, Saddam Hussein, se ele não cooperar com as resoluções da ONU e não se desarmar completamente. O Iraque nega ter ou desenvolver armas químicas, biológicas ou nucleares.

Leia mais
  • Bancos de esperma dos EUA fazem promoção
  • França minimiza apoio europeu aos EUA
  • Europa vota contra "toda ação militar unilateral"
  • Para chefe de inspeção, Iraque não viola resolução
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca