Reuters
30/01/2003 - 17h35

Curtas ganham destaque em Berlim e brasileira tenta Urso de Ouro

da Reuters, em São Paulo

O curta-metragem "Plano-Sequência", de Patrícia Moran, será a única produção brasileira concorrendo a um Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece entre 6 e 15 de fevereiro.

É a primeira vez que a mostra de curta-metragens recebe destaque em Berlim. Haverá uma noite dedicada exclusivamente aos filmes de breve duração, que terão agora seu Urso de Ouro, além de mesas-redondas sobre curtas com realizadores e o público.

"Plano-Sequência" conta a história de um ator que, depois de morto, vê depoimentos de outras pessoas sobre ele. Paulo César Pereio atua como protagonista. O filme concorrerá pela cobiçada estatueta com filmes de vários países do mundo, incluindo Ucrânia, Alemanha, Eslovênia, Estados Unidos e Nova Zelândia.

Foram selecionados 17 curtas para a mostra competitiva, entre os 728 inscritos. No total, 57 filmes de curta-metragem serão exibidos na Berlinale: 24 na seção Panorama e 16 na seção Kinderfilmfest, de filmes para crianças.

Patrícia Moran participou no ano passado do Festival de Berlim com seu curta-metragem "Clandestinos", na mostra Panorama, um documentário sobre os anos da ditadura no Brasil. A cineasta está no momento preparando seu primeiro longa-metragem.

Entre as produções brasileiras que serão exibidas, em núcleos diferentes, encontram-se os longas "Amarelo Manga", de Cláudio Assis, "O Homem do Ano", de José Henrique Fonseca, "Rua Seis, Sem Número", de João Batista de Andrade, e o curta "O Céu de Iracema", de Iziane Filgueiras Mascarenhas.

O festival, considerado um dos mais importantes do mundo ao lado de Veneza e depois de Cannes, terá início com a estréia do musical "Chicago", de Rob Marshall.

A cerimônia de encerramento e premiação ocorrerá no Palácio da Berlinale, com a exibição de "Gangues de Nova York", de Martin Scorsese.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca