Reuters
25/06/2001 - 13h54

Israel diz que Bin Laden procura recrutar agentes locais

da Reuters, em Jerusalém

O ministro da Defesa de Israel, Binyamin Ben-Eliezer, advertiu os líderes da comunidade judaica hoje sobre o fato de que o dissidente saudita Osama bin Laden procurava recrutar agentes locais para atacar alvos israelenses.

A advertência seguiu-se a um relatório sobre Bin Laden divulgado pelo canal de TV árabe MBC. Segundo o documento, aliados do saudita planejavam um grande ataque contra alvos norte-americanos e israelenses nas próximas semanas. Um assessor de Bin Laden negou as acusações.

AP - 02.mar.2001
Binyamin Ben Eliezer,
eleito para o
cargo de ministro
da Defesa de Israel
Ben-Eliezer afirmou a uma conferência da Agência Judaica, realizada em Jerusalém, que Bin Laden "está tentando por meio de moradores locais e por meio de pessoas que seriam enviadas para o país montar uma organização aqui".

"Uma coalizão foi formada recentemente entre organizações terroristas, palestinos, xiitas e bin Laden para atacar alvos israelenses, norte-americanos e europeus", disse Ben-Eliezer.

Israel, alvo de vários ataques a bomba desde o começo do levante palestino contra a ocupação israelense de seus territórios, enfrentou uma série de grupos militantes palestinos e islâmicos no passado recente.

AP - 09.jan.2001


Osama bin Laden, milionário saudita acusado de terrorismo
Bin Laden, que teve alguns de seus aliados condenados nos EUA neste mês pelos atentados a bomba contra embaixadas norte-americanas na África ocorridos em 1998, não se envolveu até agora, segundo se saiba, com os ataques contra alvos israelenses.

Autoridades israelenses da área de segurança disseram que pode não demorar muito para que o saudita financie um ataque, mas ressaltaram que a maior ameaça contra Israel continuava a vir de grupos -como o Hamas Islâmico- que atuam em território palestino e o Hizbollah, com base no Líbano.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca