Reuters
04/02/2003 - 14h51

Bardot diz que presidente do Zimbábue é "destruidor da natureza"

da Reuters, em Paris

A atriz francesa Brigitte Bardot, ativista dos direitos dos animais, pediu à França que retirasse o convite feito ao presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, para comparecer a uma cúpula africana em Paris, chamando-o de "destruidor da natureza".

"As políticas racistas de Mugabe têm levado o Zimbábue para a fome e espalhado a formação de gangues de saque, que destroem tudo o que podem", escreveu a atriz em uma carta aberta publicada no jornal francês "Le Figaro" de terça-feira.

"Rinocerontes brancos, leopardos etc. estão sendo caçados, os elefantes, massacrados, e as florestas, pegando fogo", escreveu.

Bardot quer que Chirac mude sua opinião sobre o convite para a cúpula em Paris no final deste mês. "A França está se preparando para receber um dos piores destruidores da natureza", ela escreveu.

"Eu solenemente apelo para que o presidente Jacques Chirac denuncie as políticas de Mugabe, que são catastróficas tanto do ponto de vista humanitário como do ambiental."

Brigitte Bardot, 68, deixou sua carreira cinematográfica há 30 anos, depois de mais de 40 filmes, para concentrar-se como ativista dos direitos dos animais, criando a Fundação Brigitte Bardot em 1986.

Os principais objetivos da fundação incluem ganhar status legal para os animais e convencer o público a parar de comer pratos tradicionais franceses como rã e "foie gras" (fígado de ganso).
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca