Reuters
05/02/2003 - 13h17

"Provas" de Powell poderão requerer verificação, diz França

da Reuters, em Paris

Os inspetores da ONU (Organização das Nações Unidas) no Iraque poderão ter que verificar quaisquer alegações apresentadas hoje pelo secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, sobre programas de armas ilegais, disse a ministra para Assuntos Europeus, Noelle Lenoir.

A ministra disse à Assembléia Nacional em Paris que o ministro das Relações Exteriores do país Dominique de Villepin -uma das mais incisivas vozes contra uma ataque rápido ao Iraque- ouviria atentamente ao discurso de Powell na ONU.

"Então, ficará a cargo dos inspetores levar em consideração quaisquer elementos novos e determinar as consequências ao ir, se necessário, verificá-los em terra", disse Lenoir.

A ministra salientou que falava em nome do governo francês na ausência do premiê Jean-Pierre Raffarin, em visita oficial à Índia, e de Villepin, em Nova York para a sessão da ONU.

A França tem argumentado que a ONU precisa permitir aos inspetores continuarem seu trabalho no Iraque e indicou que poderá usar seu poder de veto no Conselho de Segurança para bloquear emendas que tentem autorizar um ataque agora.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca