Reuters
07/02/2003 - 14h00

Sindicato de roteiristas dos EUA anuncia indicados a prêmio

da Reuters, em Los Angeles

O Sindicato dos Roteiristas da América (Writers Guild of America), que representa roteiristas de cinema e televisão nos Estados Unidos, escolheu ontem os indicados para os prêmios de melhor roteiro em 2002.

As indicações foram encabeçadas por "Chicago", "As Horas" e alguns títulos surpreendentes, como o documentário "Jogando Boliche por Columbine".

A lista foi divulgada menos de uma semana antes das indicações ao Oscar, o prêmio mais importante de Hollywood. Os filmes escolhidos pelo sindicato costumam figurar entre os principais candidatos ao Oscar, que serão anunciados na próxima terça-feira.

Como a Academia de Artes e Ciências do Cinema, responsável pelo Oscar, o Writers Guild (WG) divide seus prêmios de melhor roteiro em duas categorias: roteiros originais e roteiros adaptados. Os premiados pelo WG serão anunciados em 8 de março.

O musical "Chicago", com roteiro de Bill Condon, e o drama "As Horas", roteiro de David Hare, foram os indicados na categoria melhor roteiro adaptado do WG.

Em seguida vieram outros filmes candidatos a Oscar: "Adaptação", com roteiro de Charlie e Donald Kaufman, "As Confissões de Schmidt", Alexander Payne e Jim Taylor, e "Um Grande Garoto", roteiro de Peter Hedges, Chris Weitz e Paul Weitz.

A categoria roteiro original incluiu algumas surpresas, principalmente o documentário de Michael Moore "Jogando Boliche por Columbine'', sobre a violência e a cultura das armas de fogo nos EUA, e o sucesso de bilheteria "Casamento Grego", da roteirista e atriz Nia Vardalos.

A categoria também incluiu o drama "Far From Heaven", do roteirista e diretor Todd Haynes, e o épico "Gangues de Nova York", roteiro de Jay Cocks, Steven Zaillian e Kenneth Lonergan.

Para concluir, o novato Antwone Fisher foi indicado pelo filme que escreveu sobre sua própria vida, "Antwone Fisher".

Televisão

Pelo fato de ser temporada de Oscar em Hollywood, os indicados a melhores roteiros de cinema recebem maior atenção da mídia. Mas o Writers Guild também indica os melhores da televisão.

Foram indicados para melhor roteiro original de filme ou programa de formato longo feito para a TV "The Gathering Storm", de Hugh Whitemore, "Door to Door", de William H. Macy e Steven Schachter, "Sins of the Father", de John Pielmeier, e "Strange Relations", de Tim Kazurinsky.

Os indicados para melhor roteiro adaptado de filme ou programa longo foram "Bastogne", de Bruce C. McKenna, "Last Call", de Henry Bromell, e "Mark Twain's Roughing It", de Steven H. Berman.

Episódios dos seriados dramáticos "The West Wing", "Six Feet Under", "ER", "A Família Soprano", "Resurrection Boulevard" e "The Education of Max Bickford" foram indicados para melhor roteiro.

Entre as comédias de TV que tiveram seus roteiros indicados figuram três episódios de "Sex and the City", seguidos por outros de "Scrubs", "Frasier", "The Bernie Mac Show" e "Ed".

Leia mais
  • Episódio dos Simpsons no Brasil concorre a prêmio nos EUA
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca