Reuters
08/02/2003 - 10h48

Mulheres australianas posam nuas para protestar contra guerra

da Reuters em Sydney

Mais de 700 mulheres australianas posaram nuas hoje para protestar contra o provável envolvimento do seu país no caso de uma guerra entre Estados Unidos e Iraque.

Deitadas nuas na grama em uma colina da cidade praiana de Byron Bay, na Austrália, elas formaram um coração em torno das palavras ''No War'' (não à guerra, em inglês), para uma foto aérea. Grace Knight, organizadora da manifestação, explicou que as fotos aéreas serão distribuídas para divulgar a opinião das mulheres, que exigem que o primeiro-ministro John Howard traga de volta ao país as tropas já enviadas ao Oriente Médio.

Reuters
Grupo com mais de 700 mulheres nuas protesta na Austrália contra um possível ataque dos EUA ao Iraque


A Austrália enviou tropas e aprovou o uso de caças para colaborar com as forças norte-americanas e britânicas que estão no Golfo em preparação a uma possível guerra no Iraque. No entanto, o país ainda não se comprometeu publicamente a fazer parte de nenhuma ação militar no Iraque, seja ela aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas) ou apenas liderada pelos Estados Unidos.

As mulheres que fizeram parte do protesto, de idade entre 20 e 60 anos, reuniram-se na encosta ao lado de uma praia frequentada por artistas, no Estado de New South Wales. ''Eu percebo agora quando olho ao redor e vejo todas estas mulheres, elas estão desesperadas para fazer nosso primeiro-ministro ouvir como estamos muito bravas com o que ele está fazendo e como discordamos do que está acontecendo'', afirmou Knight a uma rádio australiana.

Um porta-voz da polícia afirmou que o protesto ocorreu em uma propriedade fechada e não foi visível ao público.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca