Reuters
13/02/2003 - 17h38

FBI faz mais recomendações para caso de ataque da Al Qaeda

da Reuters, em Washington

Primeiro, o governo dos Estados Unidos pediu para os norte-americanos selarem um quarto com plástico e fitas adesivas. Agora, afirma que as pessoas devem cobrir suas bocas com uma peça de roupa e lavar as mãos para evitar contaminação em caso de um ataque biológico, químico ou nuclear.

A recomendação consta de um boletim informativo do Centro de Proteção de Infra-Estrutura do FBI (polícia federal dos EUA) que adverte sobre a ameaça de um possível ataque químico, nuclear ou biológico da rede Al Qaeda.

O boletim, com data de 12 de fevereiro e publicado no site do FBI na Internet (www.nipc.gov/publications/infobulletins/2003/ib03-003.htm), também recomenda "contramedidas básicas".

"A maior parte das ameaças [químicas, biológicas, radiológicas e nucleares] é representada por inalação ou contato", de acordo com o boletim.

"Para minimizar mais contaminação, indivíduos que mantenham contato com substâncias incomuns devem cobrir suas bocas com uma roupa e deixar a área, evitando tocar superfícies, e lavar bem as mãos", diz o texto.

Com a proximidade de uma possível guerra com o Iraque e a elevação do nível de ameaça de terrorismo com base em relatórios de inteligência, autoridades dos EUA recomendaram na segunda-feira (10) que os norte-americanos tenham água e comida para pelo menos três dias em caso de ataque biológico, químico ou nuclear.

O novo Departamento de Segurança Interna também disse que as famílias devem reservar um quarto para se reunir em caso de ataque e ter plástico e fita adesiva para mantê-lo selado.

As recomendações provocaram ansiedade e situações bizarras, com pessoas comprando acessórios em lojas especializadas.

O boletim lembrou que o nível de ameaça nacional foi elevado para laranja, o segundo mais alto após vermelho, e disse que donos e operadores de instalações de infra-estrutura devem estar em alerta.

"Agentes da Al Qaeda também podem tentar lançar ataques convencionais contra infra-estruturas industriais químicas e nucleares dos Estados Unidos para causar contaminação, rompimentos e terror"', diz o boletim.

"Com base em informações, usinas nucleares e instalações industriais químicas continuam sendo alvos viáveis", segundo o informe.

As advertências acontecem após o relatório do diretor do FBI, Robert Mueller, e da CIA (agência de inteligência dos EUA), George Tenet, ao Comitê de Inteligência do Senado, na segunda-feira (10).

"As informações indicam que [a Al Qaeda] fez experimentos para produzir gás mostarda e agentes químicos nervosos [gás sarin e VX]", diz o boletim.

O texto também recomenda que os donos de fábricas variem as rotinas de segurança e estejam alertas para grupos que tentem se infiltrar em um alvo potencial.

Leia mais
  • Irã nega presença da Al Qaeda no país
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca