Reuters
17/02/2003 - 09h27

Nevasca paralisa a Costa Leste dos EUA

da Reuters, em Washington

Uma tempestade que deixou cerca de meio metro de neve na capital norte-americana, Washington, se deslocou para a Nova Inglaterra, hoje. A nevasca paralisou rodovias e aeroportos e deixou milhões de norte-americanos presos em suas próprias casas num fim de semana que, lá, foi prolongado.

Toda a Costa Leste do país recebeu entre 30 e 60 centímetros de neve. As empresas aéreas recomendaram a seus passageiros que evitassem viagens a Nova York hoje.

À 1h (4h de Brasília), a Pensilvânia se tornou o sétimo Estado a entrar em emergência. Com isso, a polícia foi autorizada a fechar estradas, e os municípios podem ganhar verbas para ajudar na retirada da neve. Delaware, Maryland e Nova Jersey, entre outros, também estão em estado de emergência e têm restrições ao trânsito nas estradas.

A nevasca obrigou o presidente George W. Bush a regressar mais cedo da residência de Camp David (Maryland) para Washington. Em vez de usar o helicóptero, numa viagem que costuma levar 30 minutos, ele voltou à capital em uma caravana que incluía batedores da polícia e máquinas que recolhem a neve. O trajeto durou duas horas e meia.

A tempestade também obrigou o prefeito de Washington, Anthony Williams, a interromper suas férias em Porto Rico. Ele conseguiu pegar um dos últimos aviões que pousaram em Newark (perto de Nova York), e dali seguiu de trem para a capital.
Ele afirmou que os 300 equipamentos para a remoção de neve estão sendo usados prioritariamente nas grandes avenidas da cidade. "Não espere acordar amanhã e ver sua rua limpa", disse, como aviso aos moradores.

Mais neve

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, a nevasca está se dirigindo para o norte. A previsão para hoje é de um acúmulo de até 1,2 metro de neve no norte da Virginia Ocidental e no oeste de Maryland.

Nova York deve receber cerca de 30 centímetros. Massachusetts, Connecticut e Rhode Island continuam sob alerta. Durante a tarde e a noite de hoje, o vento deve piorar a situação na Nova Inglaterra.

O vento, somado à lua cheia, também influencia as marés. Em Massachusetts, hoje, as ondas atingiram seis metros -dois acima do normal. É possível que haja inundações.

Essa onda de frio já havia passado no sábado (15) sobre a Flórida e as Carolinas (do Sul e do Norte), deixando neve e chuva. Apesar disso, os veículos mais resistentes continuaram desafiando as estradas da região.

A nevasca deste fim de semana parece ser a mais forte desde 1922, quando a região de Washington recebeu 71 centímetros de neve.

Em Nova York, onde neva desde a noite de ontem, estão preparados para agir mais de 1.300 equipamentos para retirar neve e outros 350 para jogar sal nas ruas. Em Nova Jersey, a Guarda Nacional está em alerta contra acidentes nas estradas e inundações no litoral.



 

FolhaShop

Digite produto
ou marca