Reuters
18/02/2003 - 09h34

Papa, Bono e dissidentes estão entre indicados a Nobel da Paz

da Reuters, em Oslo

Entre os quase 150 indicados para o Prêmio Nobel da Paz de 2003 estão um governador norte-americano que perdoou todos os condenados à morte do Estado de Illinois, o papa João Paulo 2º, um dissidente cubano e o astro de rock Bono Vox, vocalista do grupo U2.

"Temos um total de 150 indicados até agora, dos quais 21 são organizações", disse hoje Geir Lundestad, chefe do Instituto Nobel, da Noruega. O prazo para nomeações terminou em 1º de fevereiro.

Segundo Lundestad, a lista deve pelo menos igualar o recorde de 156 indicados para o prêmio do ano passado, vencido pelo ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, porque os cinco membros da comissão do Nobel podem propor nomes ao se reunir pela primeira vez, no próximo dia 25.

Lundestad disse que o temor da guerra no Iraque não havia aparentemente desviado a atenção dos esforços de paz realizados em outros pontos do mundo. "A gama de indicados é bastante ampla", declarou.

Stein Toennesson, diretor do Instituto de Pesquisa pela Paz, de Oslo (capital da Noruega), disse que Hans Blix, chefe dos inspetores de armas da ONU (Organização das Nações Unidas), e Mohamed El Baradei, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), serão os favoritos se conseguirem impedir a guerra no Iraque.

Entre os demais indicados estão George Ryan, um ex-governador de Illinois que cancelou a pena de morte de mais de 150 pessoas em janeiro, o presidente da França, Jacques Chirac, e o ex-presidente da República Tcheca Vaclav Havel.

Outros indicados foram a União Européia (UE), o grupo pacifista Mulheres de Negro, Bono, o dissidente chinês Wei Jingsheng e o principal dissidente cubano, Oswaldo Paya.

O nome do vencedor do prêmio de US$ 1 milhão deve ser anunciado em outubro.

Leia mais
  • Incêndio criminoso mata 130 na Coréia do Sul
  • João Paulo 2º recebe hoje Kofi Annan
  • EUA começam a discutir riscos da guerra
  • EUA e Reino Unido tentam aprovar resolução
  • Soldados israelenses matam militante do Hamas
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca