Reuters
26/06/2001 - 20h07

FBI encontra caixa com ossos de esqueleto da Idade do Gelo

da Reuters

Uma caixa de papelão contendo o que podem ser ossos de 9.300 anos de idade foi entregue ao FBI (a polícia federal dos EUA) ontem. Seu conteúdo será reunido ao restante do Homem de Kennewick, um dos fósseis humanos mais antigos da América do Norte.

A caixa foi encontrada em um cofre no escritório do xerife do condado de Benton semana passada e examinada por um especialista do governo este fim de semana. "Estou certo de que os ossos são do Homem de Kennewick", afirmou o legista Floyd Johnson, um dos primeiros a examinar o esqueleto quando ele foi achado, em 1996, no Estado de Washington.

A maior parte do esqueleto está guardada na Universidade de Washington em Seattle. Ele é foco de uma disputa judicial entre índios do noroeste americano _que crêem que o fóssil é seu ancestral e querem enterrá-lo_ e um grupo de antropólogos que vê no Homem de Kennewick uma peça-chave para o estudo da pré-história americana.

Em 1998, no entanto, os responsáveis pelo caso descobriram que o restante do esqueleto estava desaparecido. Inclusive os ossos da perna, considerados fundamentais pelos cientistas por fornecerem informações sobre estatura e idade.

A caixa desaparecida foi achada durante a limpeza de um cofre de provas na delegacia de Benton. Funcionários do condado afirmam que a caixa provavelmente ficou esquecida por tanto tempo devido a uma identificação incorreta. Ela trazia uma etiqueta onde se lia "Columbia Park", sem nenhuma referência ao caso Kennewick.

A caixa será enviada a Seattle. Mas o destino final do esqueleto ainda está nas mãos de um juiz de Portland, Oregon, que decidirá em duas semanas se devolve o fóssil aos índios ou os entrega aos cientistas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca