Reuters
20/02/2003 - 10h59

Universidade americana faz festival de filmes do "Eixo do Mal"

da Reuters, na Carolina do Norte

Filmes do Iraque, Irã e Coréia do Norte, os três países qualificados pelo presidente americano George W. Bush como integrantes de um suposto "Eixo do Mal", serão exibidos numa série que será inaugurada na próxima semana na Universidade Duke, da Carolina do Norte.

A série vai oferecer aos espectadores uma visão rara de culturas com as quais os americanos não têm familiaridade nenhuma e, para seus organizadores, é especialmente bem-vinda num momento em que o mundo enfrenta a perspectiva de guerra.

Além disso, serão mostrados filmes de Cuba, Síria e Líbia, países que Washington considera "Estados trapaceiros".

"Exorto a todos que acreditam no diálogo cultural -e, especialmente, àqueles que não acreditam- que venham e mergulhem nestas obras de arte vindas dos lugares que alguns setores dos EUA gostariam de afastar de nossas vistas ou até destruir por completo", disse Ariel Dorfman, professor emérito de literatura e estudos latino-americanos na Universidade Duke.

Os filmes selecionados incluem comédias românticas, dramas familiares, filmes de ação sobre a 2ª Guerra Mundial e uma ficção científica em estilo Godzilla, segundo um comunicado da universidade.

"Sabemos como Bush enxerga o chamado 'Eixo do Mal'. Como será que alguém que vive nesse eixo enxerga seu próprio cotidiano?", disse o curador da série, Negar Mottahedeh, professor assistente de literatura na Duke.

A série de filmes "Reel Evil" começa em 26 de fevereiro com "Tempo de Embebedar Cavalos", do diretor curdo Bahman Ghobadi, e continua até meados de abril.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca