Reuters
22/02/2003 - 14h57

Grupo paramilitar anuncia cessar-fogo na Irlanda do Norte

da Reuters

A maior e mais atuante organização guerrilheira protestante da Irlanda do Norte, a Associação de Defesa do Ulster (UDA), deu um alento ao enfraquecido processo de paz hoje ao anunciar um cessar-fogo de 12 meses.

O grupo ilegal disse estar disposto a voltar a participar do diálogo político.

A reação da população ao anúncio deverá ser de ceticismo, devido aos recentes episódios de violência perpetrados pelo grupo guerrilheiro. Mas durante uma entrevista coletiva hoje, os representantes políticos do grupo afirmaram que o cessar-fogo seria "absoluto".

Em uma declaração divulgada pelo Grupo de Pesquisa Política do Ulster (UPRG), a ala política do UDA, o grupo paramilitar disse ter "começado a adotar um período de 12 meses de inatividade militar", a ser renovado a cada três meses "para garantir que haja um movimento político real e genuíno".

As eleições para a assembléia conjunta católico-protestante da Irlanda do Norte -criada pelo acordo de paz de 1998- estão marcadas para maio.

O impasse político iniciado no ano passado quando a Inglaterra suspendeu a participação das instituições da Província devido à violência de grupos paramilitares pode colocar em xeque a realização do pleito.

"Estamos tentando promover um movimento político na Província", disse Tommy Kirkham, do UPRG, durante uma entrevista coletiva em um hotel de Belfast. "É possível que um novo acordo seja negociado depois das eleições, e gostaríamos de participar deste processo."

Formado em 1971 por um grupo de "associações de defesa" protestantes, o UDA é o maior dos grupos paramilitares "legalistas" da Irlanda do Norte.

Esses grupos são radicalmente contra a guerra promovida pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) para acabar com o domínio britânico na Irlanda do Norte através de ataques a católicos.

Leia mais
  • Nova Déli se prepara para retirar indianos do golfo
  • Alemanha diz temer que guerra incentive terrorismo
  • ONU dá prazo para Iraque destruir mísseis
  • Queda de helicóptero mata oito soldados do Iêmen
  • Guia planeja inaugurar cibercafé no Everest
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca