Reuters
22/02/2003 - 15h00

EUA fazem nova proposta de ajuda financeira à Turquia

da Reuters, em Istambul (Turquia)

Os Estados Unidos ofereceram hoje ajuda financeira antecipada à Turquia, aumentando as chances de um acordo para permitir o uso das bases turcas pelas tropas norte-americanas em uma possível guerra contra o Iraque.

O governo norte-americano está aguardando com urgência o estabelecimento de um acordo e a ratificação do Parlamento turco para começar a descarregar os equipamentos militares trazidos por navios atracados na costa mediterrânea.

As propostas anteriores feitas pelos Estados Unidos previam a entrega da ajuda financeira durante o prazo de três anos. A nova proposta prevê o adiantamento do dinheiro.

Autoridades turcas disseram que as negociações ainda estavam em andamento e assinalaram que o acordo não envolvia apenas dinheiro, mas também garantias quanto ao futuro do Iraque e detalhes sobre a forma de atuação das forças turcas em cooperação com os Estados Unidos.

"Há certas brechas em alguns aspectos das áreas política, econômica e militar que estão sendo avaliadas", declarou uma autoridade turca.

Os Estados Unidos haviam oferecido originalmente uma ajuda de longo prazo de aproximadamente US$ 26 bilhões em empréstimos e concessões para ajudar a neutralizar o impacto econômico da guerra no vizinho Iraque. Segundo especialistas, a nova proposta é semelhante, diferindo apenas no prazo.

"As coisas estão indo bem, mas há muitos detalhes a serem discutidos", disse uma fonte norte-americana.

A Turquia quer garantias concretas, não apenas de ajuda financeira, mas também em relação ao futuro político e militar do Iraque. A data para a votação da proposta no Parlamento turco ainda não foi marcada.

O embaixador norte-americano Robert Pearson disse a repórteres depois de se reunir com autoridades turcas em Ancara que "o processo está indo muito bem".

Leia mais
  • Nova Déli se prepara para retirar indianos do golfo
  • Alemanha diz temer que guerra incentive terrorismo
  • ONU dá prazo para Iraque destruir mísseis
  • Queda de helicóptero mata oito soldados do Iêmen
  • Guia planeja inaugurar cibercafé no Everest


     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca