Reuters
24/02/2003 - 09h36

Após incêndio, Coréia do Sul prende funcionários do metrô

da Reuters, em Seul

A polícia da Coréia do Sul prendeu hoje sete funcionários do metrô da cidade de Daegu acusados de negligência no incêndio ocorrido na semana passada e que matou 133 pessoas.

Um investigador disse também que a polícia pretendia ampliar as investigações a fim de incluir o fabricante das composições do metrô e o responsável pelo sistema de trens subterrâneos de Daegu, localizada 200 quilômetros ao sul de Seul (capital).

Além de deter os acusados, a polícia confiscou documentos, vídeos e fitas da empresa Metrô Metropolitano Daegu, segundo inofrmações de autoridades da área de transportes. As autoridades disseram investigar a possibilidade de a empresa ter tentado esconder provas relacionadas com o incêndio.

A tragédia deixou os sul-coreanos chocados e os investigadores tentam agora explicar por que o número de mortos foi tão alto e buscam saber se um número maior de pessoas poderia ter sido salvo.

"Os acusados foram detidos por negligência. Eles falharam ao não monitorarem a situação e ao não tomarem as medidas de segurança adequadas", afirmou um integrante da equipe de investigação.

Entre os detidos estava o motorista de um trem que parou ao lado da composição que pegava fogo depois de um homem com suposto distúrbio mental ter tentado matar a si mesmo e a pessoas que o cercavam. O homem seria um ex-motorista de táxi com 56 anos de idade e com um passado de problemas psicológicos.

Segundo testemunhas, as portas do trem abriram-se inicialmente, mas a fumaça começou a entrar e elas se fecharam.

Os outros seis funcionários detidos estavam na sala de controle do metrô, que permitiu que a segunda composição entrasse na estação atingida pelo fogo.

A maior parte das mortes teria acontecido no segundo trem.

Além dos mortos, há 128 pessoas ainda internadas. Mais de 300 pessoas desapareceram, mas não está claro quantas dessas estavam entre os corpos não identificados e autoridades sugeriram que pode ter havido dupla contagem.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca