Reuters
25/02/2003 - 11h09

Rosario Flores, a nova "garota Almodóvar", espera pelo Oscar

da Reuters, em Viña del Mar

Depois de receber um Grammy por seu CD "Muchas Flores" há alguns meses, Rosario Flores se apresentou com grande sucesso no Festival de Viña del Mar, no Chile, e agora espera ansiosa pela entrega do Oscar já interpretou uma toureira em "Fale com Ela", filme de Almodóvar indicado em duas categorias.

Em Viña del Mar, além de apresentar trechos de seu espetáculo, participou como jurada, para escolher os vencedores do concurso. E foi lá que a nova "garota de Almodóvar" concedeu uma entrevista.

Pergunta - Como foi trabalhar num filme de Pedro Almodóvar?
Rosario Flores -
Foi uma experiência maravilhosa. Foram dois meses e meio de filmagens durante os quais passei a fazer parte de uma família. Sinto muito orgulho por fazer parte do trabalho profissional de Pedro.

Pergunta - Como você se preparou para o papel de toureira?
Rosario
- Passei dois meses com um toureiro, aprendendo a tourear, porque eu não tinha a menor idéia. Foi muito difícil aprender a andar como toureira, mas consegui, e Pedro ficou muito satisfeito com meu trabalho.

Pergunta - Dizem que é difícil trabalhar com Pedro. É verdade?
Rosario
- Eu tinha ouvido falar que é muito difícil trabalhar com ele por causa de sua personalidade, mas não tive problema nenhum. Além disso, já nos conhecíamos. Ele sempre tinha apoiado minha carreira musical. E ele é um homem que tem ótimo senso de humor, então foi tudo muito bem.

Pergunta - Pode-se dizer que você já é uma "garota Almodóvar"?
Rosario
- Eu não me incomodaria em ser uma das garotas de Almodóvar, porque todas elas são atrizes muito boas e mulheres de muita força.

Pergunta - "Fale com Ela" já ganhou o Globo de Ouro de melhor filme nos Estados Unidos e recebeu duas indicações ao Oscar, de melhor diretor e melhor roteiro. Como você vai se sentir se ganhar esses prêmios?
Rosario
- Imagine só. Já ganhei o Grammy, se o filme ganhar o Oscar, será como se dessem o Oscar a mim. Eu ficarei muito orgulhosa.

Pergunta - Você tem novos projetos para trabalhar no cinema?
Rosario
- Minha profissão é a música. Eu gostaria de dividi-la com o cinema, mas sempre fazendo coisas especiais. Não vou fazer qualquer coisa de cinema que me oferecerem, porque não tenho todo o tempo do mundo e não vou tirar tempo da minha música para fazer cinema. Minha vida é a música. Preciso subir no palco para cantar e dançar.

Clã Flores

Nascida em Madri, Rosario é filha de Lola Flores -"La Faraona", como é mundialmente conhecida- e do músico Pescailla, criador da rumba catalã.

Pergunta - De que maneira suas raízes paternas influíram sobre a música que você faz?
Rosario
- Meu pai foi quem me deu minha raiz musical. Eu venho da rumba catalã, o ritmo que ele inventou e que é muito aberto. Esse, unido ao flamenco, me fizeram. Sou consequência dessa comunhão, à qual se somaram, depois, r&b, funk, soul, artistas como Aretha Franklin, James Brown, John Lennon etc.

Pergunta - Como você definiria a música que faz hoje e que está presente em "Muchas Flores"?
Rosario
- Acho que a música de hoje não pode ser definida em uma só palavra, por causa da influência de todos os ritmos e estilos musicais. Eu poderia dizer que faço uma música quente, que meu disco é muito alegre, porque é repleto de rumbas, e muito sentimental, porque tem baladas emotivas, mas também tem guitarras e baixos funk e muitas outras coisas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca