Reuters
25/02/2003 - 12h21

Renomado chef francês é encontrado morto em sua casa

da Reuters, em Paris

O renomado chef francês Bernard Loiseau, 52, dono de uma cadeia de restaurantes com seu nome, foi encontrado morto, disse a imprensa da França hoje. Há suspeitas de suicídio.

O corpo de Loiseau foi achado em sua casa na região de Burgundy, na tarde de ontem, com um rifle de caça a seu lado, segundo o jornal "Le Parisien".

Boatos de que um suicídio teria sido motivado pelo recente rebaixamento no respeitado guia de restaurantes GaultMillau logo se espalharam pelo país.

O famoso chef Paul Bocuse reagiu imediatamente, manifestando sua irritação contra o GaultMillau, que, em sua última edição, baixou a nota do restaurante de Bernard Loiseau de 19/20 para 17/20.

"GaultMillau tirou dois pontos, o que foi registrado na imprensa, e isso matou Loiseau", declarou.

Assim como Bocuse, vários outros chefs manifestaram seu pesar e concordaram que seu colega tinha sido sumamente afetado pelas más críticas.

Mas a viúva Dominique Loiseau evocou o extremo cansaço de seu marido para explicar esse "momento de loucura", reconhecendo que as críticas o fragilizaram.

O diretor do guia GaultMillau, Patrick Mayenobe, afirmo hoje que não se pode considerar que "uma nota ou uma estrela de menos possa matar", acrescentando que Loiseau, "grande cozinheiro francês, certamente tinha outros problemas".

Com agências internacionais


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca