Reuters
27/06/2001 - 16h08

"Invasão" fashion toma São Paulo para temporada de desfiles

da Reuters, em São Paulo

Apesar do arrepiante frio do inverno, a temperatura promete subir às alturas a partir desta quarta-feira no prédio da Bienal, em São Paulo, com a "invasão" de cerca de 10 mil pessoas ansiosas por conferir, até a próxima terça-feira (3), as coleções de verão de 28 designers e grifes nacionais, ver tops famosas, fazer negócios e, obviamente, badalar, que ninguém é de ferro.

Esta 11ª temporada do São Paulo Fashion Week (ex-Morumbi Fashion) cristaliza o quinto ano consecutivo da definição de um calendário próprio para as principais grifes nacionais, que mostram suas coleções duas vezes ao ano, uma no inverno, outra no verão.

"A engrenagem foi montada e começa a dar os primeiros resultados", disse recentemente à Reuters o produtor Paulo Borges, idealizador de um evento que hoje ocupa 18 mil metros quadrados de área, emprega 2.700 pessoas e custa nada menos que 4,5 milhões de reais.

Os resultados dessa ação ficaram aparentes com a força que o assunto ganhou na mídia e no crescente interesse dos olheiros e compradores internacionais sobre as criações dos estilistas brasileiros. Aos poucos, eles passaram a vender, ainda que timidamente, suas peças em algumas lojas de departamentos diferenciadas da Europa e dos Estados Unidos.

Outros, como a Forum, miraram mais longe, e abriram ou pretendem abrir suas próprias lojas no mercado norte-americano em breve aproveitando o bom momento da moda nacional.

Mas não é só isso. Os tradicionais fabricantes de jeans, como Zoomp e M.Officer, conseguiram imprimir sua marca nas peças de estilo em cima da passarela e, ao mesmo tempo, passaram a exportar calças que, juntamente com os biquínis, são consideradas as de melhor modelagem do planeta.

Na outra ponta da engrenagem, a indústria têxtil se modernizou e conseguiu se tornar mais competitiva. Faturou nada menos que 22 bilhões no ano passado e pretende investir outros 12 bilhões nos próximos oito anos. Para 2004, o Fashion Week tem a pretensão de passar a apresentar nada menos que 55 desfiles a cada temporada.

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