Reuters
07/03/2003 - 08h25

EUA e Paquistão procuram por Bin Laden em área de fronteira

da Reuters, em Islamabad

Agentes do Paquistão e dos Estados Unidos procuravam hoje por membros da Al Qaeda na região montanhosa da fronteira com o Afeganistão e o Irã, em meio a insistentes relatos de que Osama bin Laden estaria ali.

Moradores desse território pouco habitado disseram que panfletos foram jogados na região ontem com a oferta de prêmios pela captura de Bin Laden ou de outros líderes da rede Al Qaeda.

O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, disse que Bin Laden parecia estar vivo, mas acrescentou ser improvável que ele se encontrasse no Paquistão, país em que Khalid Sheikh Mohammed, 37, considerado o terceiro homem na hierarquia da Al Qaeda, foi detido no sábado (1).



Mohammed é acusado de haver planejado os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os EUA.

Autoridades da Guarda de Fronteira do Paquistão disseram à Reuters que uma operação, envolvendo alguns norte-americanos, havia sido iniciada ontem para capturar supostos membros da Al Qaeda. As buscas acontecem na região de Ribat, onde se juntam as fronteiras do Irã, do Paquistão e do Afeganistão.

Mas autoridades paquistanesas e norte-americanas negaram que uma nova operação tivesse sido lançada com o objetivo único de capturar Bin Laden.

A prisão de Mohammed, atualmente sob interrogatório, alimenta esperanças de que seja encontrado o líder da Al Qaeda. Bin Laden teria conseguido sobreviver aos bombardeios norte-americanos realizados no final de 2001.

Há mais de um ano, milhares de soldados dos EUA permanecem estacionados no território afegão para procurar por membros remanescentes da rede terrorista e do movimento Taleban, derrubado do poder pelos bombardeios.

Um morador da cidade de Dalbandin, na fronteira do Paquistão com o Afeganistão e a 350 quilômetros de Ribat, disse que panfletos haviam sido jogados ali ontem com a oferta de prêmios pela captura de Bin Laden e de outros integrantes da Al Qaeda.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca